Nos dias atuais, o termo história é utilizado para caracterizar uma linha temporal na qual todos os acontecimentos do passado estão “alinhados” a fim de formar uma única narrativa sobre os fatos ocorridos no mundo antes do minuto atual.
Mais especificamente, o termo “história” surgiu do latim historia e do grego historikus, que originalmente significavam qualquer narrativa ou estória. Tudo o que aconteceu no mundo após o surgimento da raça humana foi sendo narrado através de primitivos métodos de escrita, que foram sendo modificados e aperfeiçoados com o passar do tempo.
Dessa forma:
- A história de qualquer população humana é sempre a narrativa de fatos ocorridos depois de alguma forma de escrita ter sido desenvolvida.
Assim, qualquer método de escrita é imprescindível na medida em que é só depois dele ser desenvolvido que os fatos ocorridos podem ser anotados e registrados.
Tudo o que ocorreu antes da invenção de um método de registro é chamado Pré-história, sendo que os fatos ocorridos nessa fase não são comprovados através de documentos concretos, mas através de indícios. São realizados testes e estudos através de métodos que nos levam mais perto de conclusões mais reais e completas.
Para entender melhor e facilitar o seu estudo e compreensão, a história humana costuma ser dividida em quatro grandes períodos que são chamados de:
- Idade Antiga: começa no princípio da civilização, terminando na queda do Império Romano. Não há uma data exata de quando isso aconteceu, mas há uma estimativa de que seja entre 395 d.C. a 476 d.C.
- Idade Média: Começou de uma dessas datas até o ano de 1453, ano em que Constantinopla foi invadida pelos turcos.
- Idade Moderna: Abrange todo o período até o ano de 1789, quando aconteceu a Revolução Francesa, marco maior de uma época que terminou.
- Idade Contemporânea: Continua até hoje, embora muitos discutem sobre a “criação” de uma Idade Tecnológica, pois é de fato isso que vivemos hoje.
“A História é a única ciência verdadeira.”
Karl Marx
Nenhum comentário:
Postar um comentário