sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Afinal, o que é História?



Nos dias atuais, o termo história é utilizado para caracterizar uma linha temporal na qual todos os acontecimentos do passado estão “alinhados” a fim de formar uma única narrativa sobre os fatos ocorridos no mundo antes do minuto atual.
Mais especificamente, o termo “história” surgiu do latim historia e do grego historikus, que originalmente significavam qualquer narrativa ou estória. Tudo o que aconteceu no mundo após o surgimento da raça humana foi sendo narrado através de primitivos métodos de escrita, que foram sendo modificados e aperfeiçoados com o passar do tempo.
Dessa forma:
  • A história de qualquer população humana é sempre a narrativa de fatos ocorridos depois de alguma forma de escrita ter sido desenvolvida.

Assim, qualquer método de escrita é imprescindível na medida em que é só depois dele ser desenvolvido que os fatos ocorridos podem ser anotados e registrados.

Tudo o que ocorreu antes da invenção de um método de registro é chamado Pré-história, sendo que os fatos ocorridos nessa fase não são comprovados através de documentos concretos, mas através de indícios. São realizados testes e estudos através de métodos que nos levam mais perto de conclusões mais reais e completas.

Para entender melhor e facilitar o seu estudo e compreensão, a história humana costuma ser dividida em quatro grandes períodos que são chamados de:

  1. Idade Antiga: começa no princípio da civilização, terminando na queda do Império Romano. Não há uma data exata de quando isso aconteceu, mas há uma estimativa de que seja entre 395 d.C. a 476 d.C.
  2. Idade Média: Começou de uma dessas datas até o ano de 1453, ano em que Constantinopla foi invadida pelos turcos.
  3. Idade Moderna: Abrange todo o período até o ano de 1789, quando aconteceu a Revolução Francesa, marco maior de uma época que terminou.
  4. Idade Contemporânea: Continua até hoje, embora muitos discutem sobre a “criação” de uma Idade Tecnológica, pois é de fato isso que vivemos hoje.
A visão da história como um método de estudo à parte foi desenvolvido por historiadores alemães em meados do século XIX. Há outras teorias de como a história funciona e foi desenvolvida, mas eu acho pouco provável que um dia se chegue a um consenso sobre esse assunto.

“A História é a única ciência verdadeira.”

Karl Marx

Nenhum comentário:

Postar um comentário