sábado, 15 de maio de 2010

O Dia D - 6 de Junho de 1944



O Dia D constituiu no maior ataque aliado durante a Segunda Guerra Mundial, e precisou de três anos para ser desenvolvido. Seu codinome é Operação Overlord, e seu local de execução foram as praias da Normandia, na França, que na época era território de Hitler.

A PREPARAÇÃO

O plano de invasão foi cuidadosamente estudado por três anos pelo Primeiro Ministro da Inglaterra, Winston Churchill, e por outros grandes líderes militares. A idéia principal era realizar inúmeros desembarques nas praias da Normandia, apoiados por lançamentos de pára-quedistas em diversos pontos estratégicos, que iriam realizar uma série de sabotagens para facilitar o trabalho dos soldados que viriam por mar.
Para confundir Hitler, os aliados passaram uma série de falsas informações que apontavam que o desembarque seria em Pas-de-Calais. Hitler estava tão confiante de que o ataque seria lá, que mandou a maior parte de seu exército para lá. Talvez isso tenha sido o que garantiu o sucesso do ataque aliado.

O ATAQUE

O ataque concentrou-se nas praias de Omaha, Utah, Juno, Gold, Sword e na escarpa de Pointe du Hoc, lugar onde haviam peças de artilharia que podiam atirar em ambas as praias onde os americanos atacariam.
Durante a noite, pára-quedistas pularam sobre a Normandia, e a maioria deles ficou dispersada, muito longe de seus objetivos, e tiveram que correr muito para alcançá-los. Muitos morreram, mas a maioria conseguiu chegar aos seus objetivos.
Após o desembarque difícil, e depois de uma longa e sangrenta luta, os Aliados conseguiram tomar as praias, e garantir uma importante vitória contra Hitler.

NÚMEROS

Os números oficiais apontam que houveram 37.000 mortos e 172.000 feridos do lado Aliado, e 200.000 mortos e feridos e 200.000 capturados do lado das forças do Eixo.

LEITURA

Um livro que eu recomendo para quem quer se aprofundar na história do Dia D é O Mais Longo Dos Dias, de Cornelius Ryan, um épico imperdível que remonta todos os detalhes desse grande dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário