segunda-feira, 10 de maio de 2010

A Queda Da Bastilha



Um dos mais emblemáticos, e talvez o mais importante acontecimento da Revolução Francesa, a queda da Bastilha representou a primeira vitória concreta do povo contra a monarquia, algo que parecia impossível na época.
Na Idade Média, a Bastilha havia sido utilizada como prisão militar contra nobres ou letrados, revolucionários ou adversários políticos. Lá se realizaram terríveis torturas, que marcaram profundamente a construção, que era vista pelo povo como um lugar de terror e morte.
Posteriormente, a Bastilha tornou-se um grande depósito de armamento, guardando a maior parte da pólvora francesa.
Durante os conturbados dias que deram início à Revolução, um jornalista até então desconhecido chamado Camille Desmoulins discursou a altos brados na frente Palácio Real, dizendo que o governo planejava uma sangrenta represália contra o povo, que mostrava-se revoltado com a falta de pão. Então o povo percebeu que a única forma de conseguir armamento e pólvora suficiente para acabar com a suposta represália do governo seria invadindo a Bastilha.
Então, no dia 14 de julho de 1789 o povo derrubou os portões da Bastilha, e tomou o forte, demonstrando pela primeira vez na História que o povo poderia lutar contra a Monarquia pelos seus direitos.
Após a tomada do forte, ele foi totalmente destruído, o que deu maior impacto à conquista. Representou o fim de uma era, e o verdadeiro início da Revolução Francesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário