sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Por que os EUA são tão ricos

A economia dos Estados Unidos ainda é a mais poderosa do mundo. O país está entre os maiores do mundo na agricultura, na pecuária, na mineração, na indústria, no comércio, nos transportes.

Quais as razões de todo esse poder e riqueza? Quando e como os americanos ficaram tão ricos?

O hiperdesenvolvimento da economia dos EUA se deve, principalmente, aos seguintes fatores:

1) O país foi uma colônia de povoamento
As Treze Colônias originais, que foram o embrião dos Estados Unidos, foram ocupadas por colonos ingleses que não estavam lá para tirar riquezas, mas para construir uma nova vida, um novo lar. Por isso, eles se esforçavam para desenvolver a terra.

2) Abundância de terras para a agropecuária

O território americano atual é enorme. E há, no centro do país, grandes planícies que favorecem a agricultura mecanizada e a criação extensiva de gado. O país é um dos maiores produtores mundiais de grãos.

3) Um subsolo rico em minérios
O vasto território dos EUA é rico em minérios úteis à indústria, como ferro, bauxita, petróleo, cobre, urânio, etc.

4) Um povoamento inteligente


Quando os americanos aumentaram seu território em direção ao Oeste, eles trataram de construir grandes ferrovias ligando as novas cidades à parte mais antiga e desenvolvida do país. Isso facilitou o transporte de pessoas e de cargas, e permitiu a ligação rápida de todos os pontos do país, tanto para viajar quanto para escoar a produção.

5) Uma cultura de empreendedorismo
A cultura americana valoriza e incentiva os empreendedores: aquelas pessoas que aproveitam todas as oportunidades de negócio que aparecem. Em parte por causa do povoamento por grupos calvinistas (que acreditam que o enriquecimento é um sinal de bênção de Deus), os americanos desenvolveram uma cultura de culto à prosperidade e ao sucesso.

6) Um grande mercado consumidor
De nada adiantaria ter uma indústria forte se não houvesse compradores para os produtos industrializados. Os EUA formaram, desde cedo, um grande mercado consumidor, com muitas pessoas com grana suficiente para comprar os produtos saídos das indústrias. Isso aumentava cada vez mais a produção, num círculo sem fim.

7) O país escapou ileso das duas Guerras Mundiais
O território americano não foi atingido diretamente nem pela Primeira Guerra Mundial (1914-1918) nem pela Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Por isso, o país pôde continuar produzindo alimentos, armas e bens de consumo para vender à Europa durante e após essas guerras.

52 comentários:

  1. kkkkkk .....
    Muito engraçado seu post.
    Causa e Consequencia. Nada a ver ....

    ResponderExcluir
  2. Na verdade os japoneses atacaram os americanos na 2a Guerra Mundial. Isso fui uma péssima explicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O artigo fala do território americano que não foi atacado, não dos americanos, afinal os americanos estavam na guerra, lógico que foram atacados, mas o país ficou ileso.

      Excluir
  3. Anônimo, o ataque japonês não atingiu o território continental americano, mas a base de Pearl Harbor, no meio do Oceano Pacífico, a milhares de quilômetros do território americano principal.

    Posso ter me expressado mal nessa parte do texto, mas estava falando do território americano continental.

    Se o post era sobre economia, o que importa são ataques que destruam a infraestrutura industrial e agrícola, como aconteceu na Europa e no Japão. O ataque japonês a Pearl Harbor não prejudicou a estrutura produtiva dos EUA.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. aaah vsf entao seus otarios

    ResponderExcluir
  5. Adorei o Blog, muito bom. Agora, temos que levar em conta que os Estados Unidos não coneguiram essa riqueza toda sozinhos não e que também não são o grande vilão do mundo também não, mas sim uma Sociedade Secreta perigosíssima chamada Sociedade Iluminatti (Sociedade dos Iluminados) cujos memmbros são descendentes da família Bildeberg, um dos 12 clãs destacados entre outros clãs desde a Torre de Babel; eles são extremamente preconceituosos em todos os sentidos embora não demonstrem isso (lobos em pele de cordeiro), têm pactos com forças diabólicas para alcançar benefícios, poder e dominação global , ainda que a Sociedade Secreta mais cruel e satânica seja a VRIL, com raizes principalmente na Alemanha e cujo um dos sócios vip foi Adolf Hitler (a VRIL ainda existe, mas atua na moita. Os Illuminatis são o Poder e já fizeram várias vítimas que ousaram denunciá-los como John Kennedy e Michael Jackson.Querem o Governo único e global com sede na ONU. Agora deixa eu calar a minha boca, porque senão posso morrer também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa ler mais. O hino deles tem escrito...Em Deus está nossa confiança. Na cedula de um dolar: Em Deus nós acreditamos. Isso não vale? Pois saiba que isso ANULA tudo q escreveu. O coração do homem é tendencioso para enxergar o mal.

      Excluir
    2. Falar de Deus não quer dizer nada quem matou Jesus foram os rabinos que falavam incessantemente de Deus

      Excluir
    3. Kkkkkkkkkk quanta bosta esse anónimo escreve kkkkkk

      Excluir
  6. Quem publicou tal asneira. Os EUA vivem de aparências, pois possuem a maior dívida do mundo. Existe o PIB Nominal (que é aquele medido pelo poder de compra de moeda), o Total (que é aquele que soma todas as riquezas, que incluem serviços e bancos que não geram riquezas, somente impriem papel, como no caso dos EUA) e PIB REAL, que é realmente a VERDADE NUA E CRUA (É aquilo que chamamos de RIQUEZA VERDADEIRA DE PRODUÇÃO), e pasmem, o País mais RICO e SÓLIDO do mundo não é nem a CHINA (pois é uma bolha prestes a explodir), mas advinhem o MAIOR E MAIS RICO PAÍS EM RIQUEZAS NATURAIS, TECNOLOGIA DE PONTA, 70% DE TODO CONHECIMENTO HUMANO ESTÁ NA LÍNGUA DELES, NÃO POSSUEM DÍVIDA ALGUMA, PELO CONTRÁRIO SOMENTE RESERVAS, É O MAIOR PRODUTOR DE GÁS E PETRÓLEO DO MUNDO, FERRO, DIAMANTES OURO, SATÉLITES, ARMAS NUCLEARES: A R Ú S S I A. DEU PRA ENTENDER, OBGD!

    ResponderExcluir
  7. Quem publicou tal asneira. Os EUA vivem de aparências, pois possuem a maior dívida do mundo. Existe o PIB Nominal (que é aquele medido pelo poder de compra de moeda), o Total (que é aquele que soma todas as riquezas, que incluem serviços e bancos que não geram riquezas, somente impriem papel, como no caso dos EUA) e PIB REAL, que é realmente a VERDADE NUA E CRUA (É aquilo que chamamos de RIQUEZA VERDADEIRA DE PRODUÇÃO), e pasmem, o País mais RICO e SÓLIDO do mundo não é nem a CHINA (pois é uma bolha prestes a explodir), mas advinhem o MAIOR E MAIS RICO PAÍS EM RIQUEZAS NATURAIS, TECNOLOGIA DE PONTA, 70% DE TODO CONHECIMENTO HUMANO ESTÁ NA LÍNGUA DELES, NÃO POSSUEM DÍVIDA ALGUMA, PELO CONTRÁRIO SOMENTE RESERVAS, É O MAIOR PRODUTOR DE GÁS E PETRÓLEO DO MUNDO, FERRO, DIAMANTES OURO, SATÉLITES, ARMAS NUCLEARES: A R Ú S S I A. DEU PRA ENTENDER, OBGD!

    ResponderExcluir
  8. A riqueza dis EUA deve-se as praticas imperialistas de persuadir e comprar políticos de países consumidores de seus produtos.
    A indústria petrleira e de armas é quem dá as cartas naquele país de consumo desenfreado. Cultura podre. Se ainda existe EUA isso deve-se a competancia do povo americano.
    Aqui vau uma introdução na wikipédia de um livro que tenta dar um aperitivo de como as coisas funcionam naquele pais... http://pt.wikipedia.org/wiki/Confiss%C3%B5es_de_um_Assassino_Econ%C3%B4mico
    Obama é a salvação dos EUA e do bom povo americano.

    ResponderExcluir
  9. Ele é o mais rico do mundo pela imposição da violência. Foi o único que teve culhôes para usar a bomba h.

    ResponderExcluir
  10. me ajudou muito sendo uns dos poucos sites que falam sobre esse assunto

    ResponderExcluir
  11. A maioria do que foi dito aqui não condiz com a verdade. Na virada do século XIX para o século XX, antes mesmo da 1ª Guerra Mundial e da 2ª guerra mundial, os EUA já eram a maior potência industrial do mundo.

    Com a Europa e o Japão arrasados após a 2ª guerra mundial os EUA demandaram, com o Plano Marshall, mais de 40 bilhões de dólares para reconstrução das regiões citadas.

    O Plano Marshall tornou os EUA ainda mais ricos e foi criado porque os EUA tinham receio que, a Europa e o Japão, caíssem na área de influência soviética tornando-se comunistas.

    Das razões colocadas pelo autor deste post citando os motivos que tornaram os EUA ricos, destaco como completamente corretos:
    1) O país foi uma colônia de povoamento;
    4) Um povoamento inteligente;
    5) Uma cultura de empreendedorismo.

    O que, em minha opinião, foi uma das principais razões que tornaram os EUA e os países da Europa ocidental(Inglaterra, Alemanha, Bélgica, Holanda, etc) ricos, foi a Reforma Protestante que libertou os países citados do julgo medieval do catolicismo.

    O livro, A Ética protestante e o espirito do capitalismo escrito em 1905 por Max Weber, dá uma pista muito interessante do porque os países de religião protestante, pelo menos até 1905, serem a maioria, industrializados. Até essa época, os países católicos eram todos de economia puramente agrícola.

    Gostaria de colocar que ter: grande extensão territorial, riquezas naturais em seu subsolo, etc, não leva nenhum país a ser rico se não for feita uma revolução na educação, na ciência e na tecnologia; a Coréia do0 Sul é o maior exemplo do que coloquei.

    Os responsáveis pela pobreza do Brasil e da América Espanhola são as suas próprias sociedades conservadoras(católicas) que geram Caudilhos, Ditadores e Regimes Militares.

    Muito antes de os EUA se tornarem uma potência econômica e militar e ter influência na América Latina, esta já tinha seus caudilhos e ditadores.

    Vamos parar de colocar a culpa da nossa miserabilidade nos outros pois, os culpados, somos nós mesmos.

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....nada ver

      Excluir
  13. sou gay nao curti isso acho #sapora mo chato estou sendo obrigado a ver saporra

    ResponderExcluir
  14. S0u g4y n40 curt1 1ss0 4ch0 #s4p0h4 m0 ch4t0 3st0u s3nd0 0br1g4d0 4 v3r s4p0rr4
    OBS:S0u funk31r0

    ResponderExcluir
  15. sou gay gosto de pica chupei uma ontem mo gostosa o cara tinha um penis mo grande adorei senti o pau entrando senti mo orgasmo

    ResponderExcluir
  16. Fank musica de merda só gay escuta sapohaa....!

    ResponderExcluir
  17. s0u g4y g0st0 3 p1c4 chup31 um4 0nt3m m0 g0st0s4 0 c4r4 t1nh4 um p3n1s m0 gr4nd3 4d0r31 se3nt1 0 p4u 3ntr4nd0 s3nt1 m0 0rg4sm0
    OBS:Sou funk31r0

    ResponderExcluir
  18. gosto de pica minha mae disse q devo goste de buceta mais gosto de senti o pau entrando meu amigo guilherme gregio q me ensino isso ele chupava todo dia e me ensino

    ResponderExcluir
  19. sentei numa oika boa hoje cedo soque me melei tudo foi bom em eu tava com o alisson Lucas e o Jão Tel humm foi bom bom em

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alisun Da Pastéláréá22 de julho de 2014 às 06:20

      ¬¬' QQ 1SSU 9VINHO Q ISSU ?

      Excluir
  20. Alisson Lucas Grande chupaador depica e'um viado muito loko ele gosta do pau entrando

    ResponderExcluir
  21. carlos eracleo sujador de ralo o famoso entope ralo vouta pra mim to lembrendo de quando vc chupava meu pau tou consaudade s2 te amu carlos vouta pra mim chupa meu pau augustinho....... te amu meu intupidor de ralo

    ResponderExcluir
  22. Sou chuapador chupo até as bolas muito bom !

    ResponderExcluir
  23. Esta tendo a segunda guerra mundial aqui no meu cú ! kkkkkk
    #queimando a rosca !

    ResponderExcluir
  24. Cara q zuera é essa ! Bando de doidos .

    ResponderExcluir
  25. Quero uma pica aqui q me dar porra na cara

    ResponderExcluir
  26. Não justifica.
    A mentalidade é um conceito abstrato também. Mas contribui. Não acredito que mais do que a moeda ser um ponto de conversao e o ingles ter sido adotado como a língua universal..
    Fora o fato de haver um monte de ralos no mercado de valores que favorecem os americanos.
    Fora o cambio ha uma desleal e tendenciosa articulação na maneira como foram estruturados os estatutos e convenções dos Bancos de investimento, órgãos internacionais de combate ao holding cartel trust dumping e lobby..
    As pessoas parecem ter medo de falar isso..
    Quem tem esse conhecimento quer investir em ganhar dinheiro como se fosse uma contradição vergonha saber como são as regras do jogo e não ficar rico. Mas isso é distorção do entendimento da efemeridade da vida.
    Continuar dissertando o assunto em si é inútil !! Não muda nada e não leva a nada além de indignação..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah estou com preguiça de reescrever o texto. Então, se estiver difícil de entender apenas não se de o trabalho..

      Excluir
  27. Plantaram prosperidade e até hoje e sempre continuaram colhendo prosperidade.

    ResponderExcluir
  28. O Brasil e do terceiro mundo e tem um pib de 3 trilhoes sem desenvolvimento os Estados Unidos e com desenvolvimento tem 18 tri em pib, veja se o Brasil fosse do primeiro chegria a 11 tri ,isso também tem a ver com o numero de habitantes o Japão é a segunda economia desenvolvida tem um pib de 4 tri e so 115 milhoes de habitantes.
    A maior parte dos Estados unidos vive de economia primária como agricultura, turismo e pequenas empresas ,não é tão simples explicar porque os Estados unidos sao a maior potência mais entre os ricos é o que tem a maior população ,o que por si só ja seria suficiente pra ter um pib alto

    ResponderExcluir
  29. John Davison Rockefelle - rei do petroleo
    Andrew Carnegie - Rei do aço.
    cornelius vanderbilt - Rei das ferrovias
    Henry Ford - Automotivos
    Banco morgan - Maior do mundo a sua época
    Thomas edson e Teslas - Eletricidade.

    Esses caras construíram o sonho americano, eles formaram a fortuna americana.

    ResponderExcluir