terça-feira, 16 de outubro de 2012

Por que Portugal foi pioneiro das Grandes Navegações


Portugal foi o primeiro país a empreender as Grandes Navegações. Com isso, os portugueses saíram na frente na corrida por colônias, metais preciosos, especiarias e escravos.

Claro que a História não segue uma relação rígida de causa e efeito, mas há alguns fatores que contribuíram para o pioneirismo de Portugal nas Grandes Navegações:

1) Portugal foi o primeiro Estado moderno da Europa. 


Na época do Feudalismo, não havia países como os de hoje. A Europa inteira estava dividida em milhares de pequenas comunidades praticamente autônomas, chamadas feudos, que eram chefiadas por senhores feudais. Com milhares de senhores feudais, o poder político era fragmentado. Portugal, depois de expulsar os mouros no final do século 11, tornou-se o primeiro Estado moderno da Europa, o primeiro reino com fronteiras bem definidas, um único rei no comando, um exército unificado. Com um único soberano mandando em um grande território, era muito mais fácil tomar decisões e concentrar esforços em empreitadas como as Grandes Navegações.

2) Portugal é um país "de frente para o mar"


O fator geográfico foi fundamental para fazer de Portugal o pioneiro das Grandes Navegações. Portugal é o país europeu mais projetado no rumo do Oceano Atlântico, e isso facilitava que os navegadores desse país desbravassem esse mar e se aventurassem em viagens cada vez mais longas ao norte da África e noroeste.

3) Portugal tinha navegadores experientes

Os pescadores portugueses estavam entre os maiores conhecedores do Oceano Atlântico. Até o século 15, os navegadores de praticamente toda a Europa só praticavam a navegação costeira e só conheciam "mares interiores" como o Mediterrâneo e o Báltico. Mas os navegadores portugueses estavam acostumados a penetrar profundamente no Atlântico em busca dos cardumes de bacalhau, se distanciando da costa e voltando em segurança. Quando a Coroa precisou de marujos experientes para as expedições das Grandes Navegações, Portugal já tinha considerável mão de obra para a tarefa.

RESUMO

 Alguns fatores ajudaram Portugal a ser o primeiro país a empreender as Grandes Navegações:

> Portugal foi o primeiro estado nacional europeu, com o governo centralizado
> Portugal é um país projetado em direção ao Oceano Atlântico e ao norte da África
> Os pescadores portugueses tinham experiência em navegação oceânica

17 comentários:

  1. vinícius de souza lima7 de fevereiro de 2013 12:08

    muito bom esse post, ele me ajudou muito no meu trabalho de história

    ResponderExcluir
  2. Muito bom.Parabéns a toda autoria do site!
    Nos ajuda muito!

    ResponderExcluir
  3. muinto legal gotei !!!!!

    ResponderExcluir
  4. Amei esse post, eu tinha uma tarefa de historia sobre esse assunto e me ajudou bastante! Agradeço muito mesmo! Bjs ameeiiiii! <3 s2 Muitooo Bomm s2 <3 :) :) :) :)

    ResponderExcluir
  5. me ajudou muito no meu trabalho de historia parabens

    ResponderExcluir
  6. me ajudou de+++++++++++

    ResponderExcluir
  7. Naãaaooo goosteei !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então vê se a resposta tá lá no pqp

      Excluir
  8. vai contribuir para o meu trabalho de história

    ResponderExcluir
  9. ruim d++++++++++++++++++++++++++++++++

    ResponderExcluir