sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Ocupação Inicial do Brasil


Muito já se falou sobre a história do Brasil Colônia, embora muito do período inicial da ocupação portuguesa permaneça oculto em documentos de difícil acesso, e a suposições de pesquisadores.

O que se sabe de concreto é que, após a tomada de posse realizada por Pedro Álvares Cabral em abril de 1500 (eu digo tomada de posse porque isso foi de fato o que aconteceu: as terras brasileiras (ou pelo menos a ideia de grandes extensões de terras nessa região do Atlântico) já eram conhecidas há bastante tempo, e há indícios de que europeus já haviam pisado em terras brasileiras antes de Cabral), o Brasil ficou praticamente esquecido por Portugal. Américo Vespúcio, Fernando de Noronha e outros pioneiros vieram aqui para explorar a nova "terra prometida", mas pouco fizeram para de fato colonizar o novo continente.


Por quase 30 anos, poucas expedições atracaram na costa brasileira, pois agora que o caminho para a Índia havia finalmente sido descoberto após tantos anos de suposições e martírios marítimos, era muito mais rentável para Portugal enviar expedições naquela direção, para buscar as especiarias tão desejadas no Velho Continente Europeu.

Mas foi então que os portugueses viram rivais franceses fazendo expedições clandestinas para a costa brasileira, contrabandeando seu precioso Pau Brasil e fazendo alianças com indígenas. Era preciso tomar medidas urgentes para evitar que seu precioso território fosse ocupado, e assim, o rei português dom Manuel começa a enviar expedições colonizadoras, e em 1534 instaura as Capitanias Hereditárias, divisão territorial que atribuiu a nobres e fidalgos largas faixas de terra do Brasil (14 capitanias foram distribuídas ao todo) para serem colonizadas.


Os donatários tinham quase total liberdade na exploração das riquezas (desde que a devida parte da Coroa portuguesa fosse reservada, é claro) e conversão dos índios ao cristianismo (rélis desculpa para a escravização de dezenas de povos e etnias indígenas).

O primeiro Governo Geral da colônia só foi instaurado em 1548, sendo assumido por Tomé de Sousa. Essa "novidade" não agradou os donatários, e vários conflitos aconteceram sobre a forma de escravização, cobrança de impostos e ações militares.

O Governo Geral era o representante do poder real português, e só seria dissolvido 260 anos depois, com a vinda da família real portuguesa para o Brasil, em 1808.

RESUMO

Apesar das enormes possibilidades do território brasileiro, Portugal não se importou muito com ele no início, preferindo as riquezas das especiarias da Índia. Somente quando conquistadores de outras povos se interessaram em roubar os recursos minerais daquele enorme território intocado e desprotegido que o rei Portugal ficou com medo de perdê-lo, e tratou de cuidar para que aquela terra de tantas possibilidades e riquezas fosse colonizada.

Se ele não tivesse tomado essas medidas, talvez a história do Brasil fosse outra...

Nenhum comentário:

Postar um comentário