sexta-feira, 7 de maio de 2010

Alexandre, O Grande







Nasceu em 356 a. C., e era filho de Filipe II, rei da Macedônia. Um ano antes de Alexandre nascer, seu pai começou as inúmeras campanhas para conquistar outras terras, e que o levariam mais tarde à conquista de toda a Grécia.

Ele teve como preceptor Aristóteles, que foi um dos maiores pensadores gregos. Aos 16 anos já substituía o pai no poder, e aos 18 revelou-se um grande estrategista na luta contra os gregos rebeldes. Aos 20 anos assumiu o trono, após o assassínio de seu pai. Após a morte de Feilipe, muitas cidades gregas tentaram recuperar a liberdade, mas as revoltas foram subjugadas pelo poder de Alexandre, que chegou a destruir a cidade de Tebas, uma das mais importantes.

Com a paz interna garantida, Alexandre começou a conquista de outras terras. Investiu em 334 a. C. contra o grande Império Persa, tendo 30.000 soldados, 5000 cavaleiros e uma comitiva que reunia cientistas, engenheiros, historiadores e arquitetos. Após isso dominou a Síria e a Fenícia, conquistou Gaza e, em 332, já lançava seu poder contra o Egito.

Alexandre foi bem recebido pelos egípcios, que respeitou-lhes a cultura e sua organização social. Lá ele também restaurou a religião original dos egípcios, e fundou a famosa Alexandria.

Venceu em seguida o imperador Dario, anexando a Mesopotâmia ao seu território em 331. Transferiu a sua capital para a Babilônia e depois seguiu para a Ásia central, onde fundou várias colônias militares que se transformariam em prósperas cidades, como Herat e Samarkand.

Dominou em seguida o vale do rio Indo, na Índia, quando seus soldados recusaram-se a ir além, o que o forçou a parar suas conquistas. Morreu quando tinha 33 anos, vítima de uma febre. Seu vasto império foi dividido então pelos seus generais. A obra mais importante de Alexandre, entretanto continuou viva: a cultura e a civilização grega estenderam-se por grande parte do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário