quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Espaço & Poder

"Espaço é poder", disse uma vez o geógrafo alemão Friederich Ratzel.

Tendo em vista essa afirmação, é possível realizar uma radiografia da sociedade do Século XX e da atual, analisando fatos do passado.

Desde o final da Idade Média, por volta dos séculos XV e XVI, começou a ser moldado o Estado Moderno. Para que isso ocorresse, o processo de delineamento territorial iniciado por alguns Senhores Feudais na Idade Média foi decisivo, pois firmou a idéia de que os indivíduos desse território devessem ser controlados pelo Senhor Feudal, obedecendo e aceitando seu poder e soberania.

Esse processo criou a base da Sociedade moderna, onde nós, os indivíduos, devemos obedecer o poder superior, representado pelo Estado.

Prerrogativa de Poder

Esse é um dos conceitos que garante o poder do Estado. Para que um território onde vivem  muitas pessoas diferentes não caia no caos é necessário um poder central que puna atos de agressão e que una pessoas diferentes a um mesmo lugar, tornando-os iguais.

Por isso foi dado ao Estado exclusividade do uso da força, mantendo assim a ordem e sobrevivência interna do território. Essa visão existe desde a Idade Média, sendo que o uso da força era do Estado, enquanto a Igreja podia utilizar todos os meios psicológicos para ensinar os ritos religiosos e a moral aos cidadãos.

Poder & Imperialismo


Durante as Grandes Navegações que se iniciaram no Século XV, ficou claro para todos que uma Era de Poder e prosperidade vinha surgindo.

O grande aumento de territórios de países como a Inglaterra, Portugal e Espanha (e os inevitáveis conflitos com os nativos pelo domínio dos territórios) criou a ideia de que o Estado deveria ser forte para manter em segurança a Nação e explorar novos territórios para aumentar seu Poder.

Isso causou o enorme crescimento e desenvolvimento da indústria bélica, aliado à novas descobertas científicas que aumentaram muito o poder de destruição das armas.

O Estado, para dominar novos territórios e aumentar seu Poder, iniciou conflitos cada vez maiores com outras Nações, o que foi fator determinante para que ocorressem a Primeira (1914-1918) e a Segunda (1939-1945) Guerras Mundiais.

O Poder Hoje
A devastação causada pelas bombas atômicas no final da Segunda Guerra Mundial abriu espaço para uma nova Era de tecnologia e progresso.


O medo da destruição mundial por uma guerra nuclear entre EUA e URSS, que ficou conhecida como Guerra Fria, serviu como poderoso dispositivo de controle mundial, e fez com  que o progresso tecnológico se torna-se mais importante que disputas territoriais (isso na teoria, é claro).


Embora guerras e conflitos territoriais, como a Guerra do Vietnã (1959-1970) e a Guerra da Coréia (1950-1953), sua intensidade era relativamente menor, o que resultou em um estado social mais agradável do que foi até 1945, quando os desejos expansionistas de um louco felizmente foram detidos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário